Você sabia que autoconfiança excessiva pode atrapalhar na hora de investir?

dez 22, 2021 | Economila

Por: Ana K.

A autoconfiança pode ser vista como algo bom em determinadas situações, porém, quando é excessiva, leva o investidor a confiar em demasia em suas habilidades, opiniões e conhecimentos. Dessa maneira, ele superestima sua contribuição pessoal na tomada de decisão e atribui seus erros a fatores externos.Isso se deve ao fato de que a confiança que uma pessoa deposita em si mesma depende mais da narrativa que ela consegue construir com as informações que tem disponível do que com a quantidade ou a qualidade dessa informação. Além disso, temos forte tendência a identificar padrões no que é aleatório, levando a conclusões que parecem corretas, mas que não são quando avaliadas a fundo.

O viés da Autoconfiança Excessiva tem relação com o da Confirmação, em que o investidor dá muito mais valor ao que confirma suas ideias. Um exemplo é quando alguém decide investir em empresas do setor de petróleo apenas porque leu uma notícia de que este setor é promissor para aquele ano. A partir desta informação, ele tende a desconsiderar tudo o que for oposto a esta ideia.

Para evitar o viés da Autoconfiança Excessiva, você pode seguir as seguintes dicas:

1) Antes de tomar uma decisão com relação aos seus investimentos, busque o máximo de dados possível, sempre levando em conta a confiabilidade e a qualidade das informações.

2) Identifique se você realmente tem competência para avaliar os dados e informações disponíveis, discutindo sua estratégia com profissionais da área.

3) Por mais correta que pareça uma informação, sempre diversifique seus investimentos. No mercado financeiro, principalmente em se tratando de Renda Variável, não existem certezas. Portanto a diversificação será corretamente o melhor caminho para reduzir riscos.

4) Tome cuidado ao relacionar uma operação que deu lucro com uma estratégia de investimentos vencedora. O que você acredita que tem relação com sua estratégia pode ser fruto de um misto de eventos externos. Aí vale avaliar se a estratégia pode ser repetida no futuro.

Na dúvida, converse com um de nossos assessores de investimentos. Eles podem te ajudar no processo de tomada de decisão!

o podcast da veedha

Termômetro Veedha

Ouça o nosso último episódio, acompanhe o nosso podcast e venha tomar um café com a gente!

fique por dentro

Cadastre-se e receba
nossos conteúdos

TRABALHE CONOSCO

Faça parte do nosso time!

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Cadastre-se e entraremos em contato

10 + 11 =