O IPCA acumulou alta de 4,61% em agosto, acima dos 3,99% observados em julho. Recentemente, a inflação acelerou devido à valorização do petróleo no mercado internacional, que acabou influenciando os combustíveis.
- O IPCA desacelerou ao longo dos últimos dois anos, resultado da normalização das cadeias de abastecimento internacional e da política monetária restritiva no Brasil.
- No primeiro semestre de 2023, a expectativa de desaceleração da economia global e o ceticismo em relação à China levaram à desvalorização das commodities e trouxeram um efeito desinflacionário para os preços de combustíveis, industriais e alimentação em domicílio.
- O Banco Central encontrou espaço para iniciar o corte de juros em agosto; a Selic caiu de 13,75% para 13,25%. O Focus projeta para 2023 o IPCA em 4,93% e a Selic em 11,75%.
Uma das condições que o Copom listou para avançar no ritmo de corte de juros é a consolidação da desaceleração dos preços de serviços. Eventualmente, o Banco Central poderá acelerar o corte de juros para o ritmo de 75 bps.
Acompanhe com a Veedha os destaques do mercado financeiro.
Informação gera a melhor decisão!
Conteúdo feito por Camila Abdelmalack, Economista-Chefe da Veedha.