“Semana Veedha – Boas Festas e Bons Negócios”

Não existe uma receita perfeita para o investidor brasileiro atravessar 2022. Afinal, as estratégias dependem do perfil e objetivo de cada pessoa. O que podemos generalizar são os movimentos esperados diante dos eventos macroeconômicos e políticos para que sejam levados em consideração quando a carteira de investimentos for revisitada.

Pensando em Brasil, a eleição presidencial, sem dúvida, movimentará a precificação dos ativos domésticos, conforme as pesquisas de intenção de voto forem sendo divulgadas. Isso porque, mesmo antes do afunilamento da disputa eleitoral, existem assuntos relacionados ao processo de votação que prometem chacoalhar o mercado no retorno do recesso parlamentar.

Isso mesmo, pois o “risco fiscal” não acabou com as votações da PEC dos Precatórios, que abriu espaço para R$ 54,4 bilhões do Auxílio Brasil e R$ 1,9 bilhão do vale-gás. Diversas medidas, como a correção da tabela do Imposto de Renda, que implica em menor arrecadação, estão no radar com outros apelos de renúncias de receitas e medidas parafiscais, como anistia e perdão de dívidas do Fies e do Refis.

Ainda existe a pressão por reajustes. Os policiais são a aposta do start para que outras categorias pressionem por equiparações, assim como os aumentos que o Judiciário e o MP, com espaço maior no teto de gastos, devem dar aos seus servidores.

Dependendo dos desdobramentos desses assuntos, podemos ver algum estresse no mercado financeiro. No curtíssimo prazo, se não houver um evento inédito no cenário político e macroeconômico global, seria possível vislumbrar um intervalo de voo sem turbulência.

Olhando o cenário internacional, convivemos com a volatilidade relacionada à nova variante do coronavírus diante do vai e vem do noticiário. No entanto, o foco está no processo de normalização das políticas monetárias dos principais Bancos Centrais. O Federal Reserve (Fed), o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) já deixaram claro que estão mais preocupados com a inflação do que com os potenciais impactos da ômicron sobre a atividade econômica.

Na decisão de política monetária do BC norte-americano (Fed) não houve surpresa. Mantiveram os juros na mínima histórica, entre 0% e 0,25%, mas o fim do programa de compra de ativos (QE) foi antecipado de junho para março de 2022. Além disso, o Fed sinalizou três aumentos do juro nos Estados Unidos em 2022, mais três ou quatro em 2023 e um restinho em 2024.

O BC inglês (BoE) elevou o juro básico de 0,10% para 0,25%, quando grande parte do mercado esperava que a opção por um aperto monetário fosse ficar só para fevereiro do ano que vem. Menos ousado, o BCE reforçou que uma alta do juro não está no radar, enquanto Lagarde considerava improvável uma elevação em 2022. Mas o BCE confirmou o início da redução gradual do ritmo de compra de ativos a partir do 1° trimestre.

Os investidores estão atentos à condução da política monetária dos principais Bancos Centrais para avaliar a dinâmica dos ativos mais arriscados. À medida que a fuga dos investidores da bolsa aumenta, os juros dos Treasuries tocam as mínimas, sugerindo uma migração da renda variável para a renda fixa.

Nesse momento tão simbólico de virada de ano, convidamos você a revisitar, com seu assessor, a sua carteira de investimentos, considerando o cenário que atravessaremos em 2022. Temos algumas sugestões para reflexão:

 1) Necessidade do resgate. Preste atenção se a reserva de emergência está adequada às necessidades e eventuais planos. Evite amargar prejuízos!

2) Proteja seu patrimônio, diversifique. É o tal “não colocar todos os ovos na mesma cesta”. Em 2021 escutamos muito sobre dolarizar parte da carteira como instrumento amortizador em momentos caóticos.

3) Um ano de retorno ruim não pode ser projetado como retornos futuros ruins. Supondo que sua carteira está adequada aos seus objetivos e perfil de risco, não é imperativo alterar os produtos. Você deve notar o comportamento histórico do seu ativo, e não restringir o desempenho dele à janela de 2021.

Conte com a Veedha Investimentos!

Boas Festas!

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart