Economila – Vamos falar sobre taxa de juros nominal e real?

Por: Camila Abdelmalack

A taxa Selic está subindo e as atenções voltaram para a Renda Fixa. Mas cuidado ao avaliar o ganho real. Afinal, a inflação pode influenciar no retorno do investimento. Vamos falar sobre a taxa de juros nominal e a real?

A taxa Selic, que serve como parâmetro para os juros cobrados no mercado, não é uma taxa de juros real.

A taxa de juros real mede a rentabilidade de seus investimentos, já descontando a inflação. Ela reflete o quanto de dinheiro você realmente ganhou com uma determinada operação, ou seja, a sua elevação de patrimônio.

Vamos supor que você investiu R$ 10.000,00 a uma taxa Selic de 7%, e que a inflação no período seja de 7%. Isso demonstra que o seu rendimento será igual à inflação, ou seja: você está, somente, compensando a variação da inflação, e não aumentando o seu patrimônio.

As projeções para os juros, em conjunto com as expectativas de inflação, são parâmetros relevantes para a decisão do investidor, assim haverá maior assertividade na escolha do investimento. É possível consultar as projeções dos economistas no relatório Focus no site do Banco Central (https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus).

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart