Economila – O que é estagflação e por que a preocupação com esse fenômeno?

Por: Camila Abdelmalack

No Brasil, estamos assistindo à inflação em patamar elevado, já o PIB dá sinais de perda de fôlego.

O IPCA, que mede a inflação oficial do país, superou 10% em 12 meses, ao mesmo tempo em que a previsão para o PIB em 2022 vem sendo revista para baixo; ronda 1,50%, com possibilidade de alguns trimestres exibindo estagnação ou mesmo contração.

No entanto, para o 2° semestre de 2021 é previsto avanço da atividade econômica, motivado especialmente pelo setor de serviços, de maneira que o PIB encerrará 2021 ao redor de 5%.

Por isso, ainda não podemos classificar como estagflação o momento atual da economia brasileira. É preciso aguardar o comportamento dos preços e da atividade econômica nos próximos trimestres para fechar esse “diagnóstico”.

Agora que você entendeu o conceito e os riscos, fique de olho na trajetória da economia brasileira! O impacto pode ser negativo para os ativos brasileiros, enquanto para a sociedade o fenômeno é “perverso e preocupante”, pois começa com aumento no valor das compras no supermercado e avança para dificuldade de concessão de crédito e redução de compra de bens duráveis.

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart