O que são CRIs?
Por: Ana K.
O QUE SÃO CRIs?
Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) são títulos de Renda Fixa emitidos por empresas privadas (as securitizadoras) e têm lastro no setor imobiliário. Eles representam a promessa de um pagamento futuro referente a imóveis e contribuem para o financiamento do mercado imobiliário, uma vez que antecipam créditos do setor.
Suponha que uma construtora vendeu diversos imóveis, porém receberá esses pagamentos ao longo de alguns anos. Caso decida antecipar o fluxo de pagamentos, ela pode contratar uma securitizadora para emitir um CRI. Assim os investidores podem investir nesse CRI, financiando o crédito da construtora.
Dessa maneira, os dois lados ganham: o investidor recebe uma taxa de juros por emprestar esse dinheiro à construtora e a construtora antecipa seus recebíveis futuros e pode fazer novos investimentos, por exemplo.
QUAIS AS VANTAGENS?
Primeiro, esse tipo de investimento é ISENTO de Imposto de Renda para Pessoas Físicas.
Além disso, caso a securitizadora que emitiu o CRI tenha dificuldades financeiras, o fluxo de pagamentos do investidor não será afetado, uma vez que aqueles recebíveis são segregados do patrimônio da emissora.
QUAIS OS RISCOS?
Todo investimento tem riscos e com os CRIs não é diferente.
Primeiro existe o risco de mercado. Ao resgatar o título antes do vencimento, o investidor depende das taxas do mercado para sair com ágio ou deságio. Segundo, há o risco de crédito, pois esse tipo de investimento não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito; caso a empresa tenha problemas financeiros, você corre o risco de perder seu dinheiro.
Como envolve risco maior do que um título bancário, como um CDB por exemplo, a rentabilidade tende a ser maior também. Então, uma avaliação adequada do emissor e do título, pode revelar boas oportunidades de investimento nessa classe de ativos!
Sempre converse com seu assessor antes de investir!
There are no comments