Investimentos – 6 dicas: Semana do Investidor

  1. Conheça-te!
    Desenvolver o autoconhecimento financeiro é fundamental para manter suas finanças em dia. Tenha clareza sobre quais são seus objetivos. Saiba o que tem valor para você no momento presente e para o futuro. Entenda também quais os riscos que fazem parte de sua vida. Dessa forma você estará preparado para iniciar sua jornada de investidor.

  2. Estude muito bem as possibilidades
    Após ter consciência de seus objetivos e riscos, a dica é estudar sempre todas as possibilidades de investimento. Começar a aplicar sem entender as alternativas é um erro sério. Você pode acabar colocando dinheiro em ativos que não são compatíveis com seu perfil de investidor e objetivos.

  3. Comece aos poucos, sempre diversificando
    Lembre-se de que, por mais que você tenha estudado e pesquisado, ainda está aprendendo. Por isso, não coloque todos os recursos logo nas primeiras aplicações. É aquela ideia, que você já deve ter ouvido muito, de não pôr todos os ovos na mesma cesta. Continue buscando mais informações e descubra outras opções, distribuindo seu dinheiro entre ativos diversificados.

  4. Tenha uma reserva de emergência
    Emergências sempre acontecem e nossa tendência é pensar nelas apenas quando elas são realidade, o que é um erro grave. Ter um montante aplicado em uma opção líquida e acessível garantirá a tranquilidade necessária para lidar com os imprevistos da melhor forma.

  5. Invista a longo prazo
    Estabeleça uma estratégia e entenda o possível prazo de maturação. Esteja preparado para oscilações no futuro se quiser algum rendimento acima da média. Foque no longo prazo.

  6. Monitore e tenha paciência para ver os resultados
    Aprender sobre investimentos leva tempo. Não espere que tudo dê certo logo no primeiro mês. A melhor maneira de lidar com a ansiedade que uma nova empreitada possa causar é ter paciência e mirar em resultados de longo prazo. Uma frase do famoso investidor Warren Buffett representa bem esse pensamento: “Se você não pode controlar suas emoções, você não pode controlar seu dinheiro”.

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart