“Semana Veedha – O Fundamento microeconômico à sombra do macro. até quando?”

O Ibovespa projetado pelos analistas, em média, é de 145 mil pontos ao fim de 2021. Quando o mercado fica patinando, é difícil reforçar a crença na renda variável. Mas é importante que os investidores alocados em renda variável verifiquem, com seu assessor, se estão posicionados em empresas que fazem sentido aos seus objetivos, de curto ou longo prazo.

No campo macroeconômico, a visão para a atividade econômica no Brasil é construtiva para os próximos meses. Em junho, observamos o ímpeto dos investidores nas empresas ligadas ao mercado doméstico-cíclico; podemos enquadrar setores de varejo e de serviços. Apesar da elevação da taxa de juros por causa de pressões inflacionárias, há meses a projeção de Selic ao redor de 7% está precificada pelo mercado, por isso não houve limitação no apetite pelo risco.

Nas últimas semanas, as ações apresentaram um movimento acentuado de queda atrelado à percepção do risco fiscal, o que retira o apetite, principalmente, do investidor estrangeiro. No fim de julho, com o ruído político e a preocupação com as contas públicas, o estrangeiro retirou R$ 8,3 bilhões. O “barateamento”, ainda mais para quem tem dólar, torna as ações brasileiras atrativas, em virtude do potencial de retorno reforçado pelos balanços das companhias. De 81 empresas, 44 reportaram resultados; 57% delas acima do esperado com surpresa de 26% para cima.

Índice Ibovespa e Fluxo do Investidor Estrangeiro na Bolsa

Fonte: XP Investimentos

Embora agosto seja um mês ruidoso, graças a três grandes temas (o programa de transferência de renda, a PEC dos precatórios e a reforma tributária do Imposto de Renda), ainda acreditamos que o Brasil tem uma janela de oportunidade favorável ao longo do segundo semestre, com o avanço da vacinação, a normalização da mobilidade e a recuperação da atividade econômica, em um contexto global também favorável, com preços de commodities bastante elevados.

Sobre o Auxílio Brasil, o projeto ainda está em estágio inicial, sem tratar de valores e abrangência. No entanto, o relator do texto já indicou a vontade de que o número de pessoas atendidas passe dos 16 milhões, além de um reajuste de 50% a mais em relação ao valor atual do Bolsa Família.

Uma das soluções para a alocação de parte dos gastos com a elevação do novo Bolsa Família, que a “sobra” do Orçamento de 2022 não é suficiente para cobrir, vem da PEC dos precatórios. Os precatórios (dívidas judiciais da União) previstos para pagamento em 2022 somam R$ 90 bilhões. Assim, torna-se importante a discussão sobre este pagamento, pois o valor pressiona o teto de gastos e influencia diretamente no espaço para o Auxílio Brasil. A PEC tenta parcelar o pagamento de dívidas judiciais, para que os dois programas caibam no teto de gastos.

Sobre a reforma do Imposto de Renda, o texto encontra algumas resistências por causa da perda arrecadatória de Estados e municípios. Esse é apenas um dos pontos que serão discutidos na Câmara dos Deputados; ainda há seis bancadas que consideram crucial a aceitação de sete alterações no relatório, entre elas a manutenção das regras do Simples Nacional e as dos juros sobre o capital próprio, o JCP. Os investidores irão acompanhar a “transformação” do relatório e assim ponderar a chance de o Congresso inviabilizar a aprovação da proposta.

Há muito tempo estamos alertando que agosto seria um mês turbulento e que o fantasma fiscal iria ressurgir devido a uma questão de cronograma: até 31 de agosto o Executivo precisa enviar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022. Na prática, as discussões do programa para alocar a reformulação do Bolsa Família e as tratativas para os precatórios precisam ser concluídas antes desse prazo.

Na verdade, superado o assunto relacionado ao Orçamento, estará extinto um fator de risco relevante no mercado doméstico. Converse com o seu assessor e verifique se a sua carteira de investimentos está adequada aos seus objetivos diante os desdobramentos do cenário econômico. Acreditamos que a informação gera a melhor decisão!

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart