Economila – Selic em 5,25%. Atenção, a taxa que serve como referência para o CDI continuará subindo até o fim do ano!

Por: Camila Abdelmalack

Desde março, o Banco Central tem elevado a taxa Selic em resposta ao cenário mais inflacionário. Nos últimos meses, as estimativas do mercado para o IPCA 2021 e o de 2022 foram revisadas para cima e aproximam-se de 7% e 4%, respectivamente. A meta de inflação é de 3,75% para 2021 e de 3,5% para 2022; pelas projeções do mercado fica claro que esse ano o Banco Central não entregará a meta, mas pretende buscá-la para 2022.

Para você que investe, converse com o seu assessor e identifique as oportunidades na renda fixa, títulos pós-fixados ou indexados à inflação. A atuação do Banco Central indica que, em 2022, a taxa de juros ficará acima da inflação, ao contrário do que estamos acompanhando em 2021.

Para quem se pergunta se, “mesmo sem recuperação da atividade econômica, os juros vão subir?”, a resposta é SIM. O Banco Central tem a função de garantir a estabilidade dos preços, e contornando essa situação ele garante um ambiente “saudável” para o crescimento econômico. O diagnóstico é o cenário inflacionário e o remédio do Banco Central para combatê-lo chama-se elevação dos juros.

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart