Economila – Vamos entender como o principal indicador do mercado de trabalho nos Estados Unidos influencia o mercado financeiro?

Por: Camila Abdelmalack

O Nonfarm Payroll é um indicador estatístico e econômico influente. Divulgado mensalmente pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, como parte de um relatório abrangente sobre a situação do mercado de trabalho, é importante sinalizador da atividade econômica.

Normalmente, o relatório é divulgado na primeira sexta-feira do mês. Ele pode influenciar o mercado financeiro: dados mais fortes indicam robustez da atividade econômica; dados mais fracos embutem preocupação em relação à maior economia do mundo. 

O que o indicador mensura?

  • Ele pretende representar o número de empregos adicionados ou perdidos na economia. Geralmente fica entre +10.000 e +250.000 durante os períodos não recessivos.

Nonfarm Payroll – Estados Unidos (em milhares)


Fonte: Bloomberg
(*) A área Verde mostra o impacto da crise do coronavírus em mar/2020. 

  • A variação do número de pessoas empregadas em empresas de bens, construção e manufatura nos EUA. Não inclui trabalhadores agrícolas, empregados domésticos privados ou empregados de organizações sem fins lucrativos.
  • Totaliza cerca de 80% dos trabalhadores que produzem o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos.

O Federal Reserve e os dados do mercado de trabalho

O mercado de trabalho é relevante para investidores e participantes do mercado, uma vez que o Federal Reserve vincula a condução da política monetária ao desempenho tanto da inflação (CPI) quanto do mercado de trabalho. Assim, a instituição decide não apenas os juros, mas o tamanho do programa de flexibilização quantitativa. Por esta razão e neste ambiente, o mercado é particularmente sensível ao Nonfarm Payroll.

Como o mercado avalia o indicador?

  • Valores superiores aos esperados devem ser considerados como positivos/altos para o USD, enquanto valores inferiores aos aguardados devem ser considerados como negativos/baixos para o USD.
  • Entretanto, os dados históricos mostram uma pequena correlação negativa entre os dados do Nonfarm Payroll e o índice do dólar americano. Por quê?
    Dados fracos em tempos de crise indicam que o Federal Reserve pode afrouxar a política monetária para estimular a economia, enfraquecendo o dólar. 

Atualmente, com a recuperação econômica nos EUA, o mercado fica de olho em um número acima do esperado, pois um mercado de trabalho aquecido adiciona pressão inflacionária na economia e pode estimular o Federal Reserve a elevar a taxa de juros antes de 2023, conforme a projeção da instituição na reunião de política monetária realizada em junho de 2021. 

Considerações

As variações mensais e as revisões nas folhas de pagamento podem ser bastante voláteis. 

Revisões de lançamentos anteriores são um componente importante do relatório que pode mover os mercados à medida que os analistas reavaliam as expectativas de crescimento com base na revisão do número anterior.

Às vezes, o dado para o mês vigente é bom, mas referente ao mês anterior sofre uma revisão para baixo e acaba anulando o efeito positivo. 

O relatório também inclui outros dados que podem mover os mercados financeiros:

1. Taxa de desemprego: é uma boa indicação da saúde geral da economia, e este é um número observado pelo Fed. Quando fica baixo (geralmente qualquer coisa abaixo de 5%), a inflação deve começar a aumentar, já que as empresas têm de pagar para contratar bons trabalhadores e, como resultado, aumentar os preços. 

2. Quais setores influenciaram o aumento ou a redução nos empregos: fornece aos comerciantes um alerta sobre quais setores da economia podem estar preparados para o crescimento, pois empresas em setores como o imobiliário, por exemplo, aumentam os empregos.

3. Ganhos médios por hora: é importante saber se o mesmo número de pessoas continua empregado, mas ganhando mais ou menos dinheiro por esse trabalho; tem basicamente o mesmo efeito saber se as pessoas foram adicionadas ou subtraídas da força de trabalho.

Acreditamos que a informação e o conhecimento agregam na tomada de decisão dos investidores. Acompanhe nosso blog!

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart