Economila – Ouro – Vamos entender como os investidores enxergam esse ativo?

Por: Camila Abdelmalack

O ouro é considerado um “porto seguro” pelos investidores. Em momentos de volatilidade e incerteza, o metal tende a valorizar, dada a sua escassez. Ele serve como uma proteção de médio e longo prazo, ou seja, uma reserva de valor.

Em 2021 o ouro foi destaque; valorizou 55,9% quando convertida a cotação em dólar para o real. O valor do dólar impacta no preço do ouro, pois a commodity é cotada em dólar. Assim, quando o dólar sobe, o ouro também sobe.

Ouro e Taxa de Câmbio

Fonte: Bloomberg


Recentemente, a discussão de “mais inflação no mundo” foi reavivada devido à expectativa de manutenção dos juros baixos e injeção de liquidez pelos principais Bancos Centrais, principalmente pelo Federal Reserve (EUA) que pretende garantir robustez no processo de retomada econômica. Esse debate tente a desvalorizar as moedas em relação ao ouro.


Por ser um ativo de negociação mundial, o investimento em ouro se caracteriza como uma diversificação altamente segura. Fora isso, é um recurso natural finito, portanto o seu valor não está sujeito às intervenções econômicas dos governos, e sua escassez não pode ser compensada por fabricação. Assim, sua cotação é estável e funciona quase como uma garantia de não-inflação.

O ouro pode servir como uma proteção estrutural de médio e longo prazo para parte da carteira. Atualmente, existem opções para compra de ouro físico e, em algumas modalidades, de investimento: ouro em barra, contratos futuros na bolsa, fundos de investimento e COE (Certificado de Operações Estruturadas – é um tipo de investimento que combina elementos de Renda Fixa e de Renda Variável, com retornos atrelados a ativos e índices, como câmbio, inflação, ações e ativos internacionais).


Juros baixos e o temor da inflação fizeram com que o preço do metal voltasse a subir, após o mês de março registrar o pior desempenho nos últimos doze meses.

Gostou do artigo ? Compartilhe com alguém importante para você !
A Veedha acredita que quem se informa melhor investe melhor e por isso se preocupa em trazer conteúdo de qualidade para você.

Pensando nisso desenvolvemos em parceria com a Xpeed o curso Formação de Investidores, para que você possa explorar todo o potencial dos seus investimentos, quer saber mais?
Clique aqui

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart