Economila – VIX (Volatility Index).

Por: Camila Abdelmalack

Para quem acompanha a Bolsa de Valores, a volatilidade é um dos principais fatores a serem observados. Também conhecido como o “Índice do Medo”, o VIX é uma medida popular da expectativa de volatilidade do mercado de ações implícita nas opções do índice S&P 500. O VIX é calculado e divulgado em tempo real pela Bolsa de Opções de Chicago desde 1993.

Quando o VIX se eleva isso significa que os investidores estão tentando proteger suas carteiras de ações de uma volatilidade. Quanto maior o índice, maior a volatilidade.  Se a porcentagem do VIX está em 10% quer dizer que os investidores têm a expectativa de que o S&P possa oscilar 10% tanto para cima quanto para baixo.

VIX – Volatility Index

Fonte: Bloomberg

Elevação na mensuração de volatilidades indica a possibilidade de mudanças mais intensas em períodos curtos. Dada a imprevisibilidade desses movimentos, o risco de realizar operações de compra e venda aumenta. Isso gera apreensão nos traders e justifica o fator medo na referência ao índice.

No Brasil, não existe um índice similar. Mas o VIX serve como parâmetro pelos traders. Se ele começa a apresentar indícios de crise, provavelmente as demais economias globais também irão sofrer consequências. Como resultado destas mudanças na economia americana estão:

  • Aumento das taxas de juros do Tesouro norte-americano;
  • Valorização do dólar;
  • Retirada de investimentos dos norte-americanos de economias emergentes (que são consideradas mais arriscadas);

Em outras palavras, por mais que seja um índice do mercado financeiro americano, as variações no VIX têm impactos na economia global.

Gostou do artigo ? Compartilhe com alguém importante para você !
A Veedha acredita que quem se informa melhor investe melhor e por isso se preocupa em trazer conteúdo de qualidade para você.

Pensando nisso desenvolvemos em parceria com a Xpeed o curso Formação de Investidores, para que você possa explorar todo o potencial dos seus investimentos, quer saber mais?
Clique aqui

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart