Investimentos – Empresas da Bolsa que possuem mulheres na liderança ! renda

Por: Cristina Cardoso

Empresas da Bolsa que possuem mulheres na liderança !
A ampliação da presença feminina em conselhos de administração garantiu destaque a empresas de capital aberto na B3, segundo levantamento da Teva Indices.

De acordo com o estudo, cinco delas possuem três mulheres no board:
Magalu, Santander, TIM, Natura e Telefônica.

As outras cinco empresas possuem duas mulheres na mesma posição, e incluem:

Vale, Suzano, Lojas Renner, Engie Brasil e a própria B3.

  • Em termos proporcionais, as empresas com maior protagonismo feminino nos conselhos são
  • Magalu (43%)
  • Santander (33%)
  • TIM (30%)
  • Telefônica (25%)
  • Natura (25%)
  • Renner (25%)
  • Engie (22%)
  • Suzano (20%)
  • B3 (18%)
  • Vale (15%)

Os resultados evidenciam companhias que têm dado espaço à equidade de gênero no mercado de trabalho, mas indica um longo caminho a ser percorrido. Os números reforçam empresas com bons exemplos, mas o cenário ainda é muito desigual para as mulheres.
Na posição de CEOs, menos de 4% são mulheres ao olhar para as companhias de capital aberto.

As empresas que buscam boas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução da sigla para o português) têm um controle melhor de riscos e, historicamente, está provado que elas têm maior retorno do que as outras companhias.

E as mulheres não estão somente ganhando espaço nas cadeiras de CEOs, mas também como investidoras. O relatório da B3 divulgado nesta terça (04/05) informa que o número de mulheres com contas abertas atingiu, pela primeira vez, a marca história de 1 milhão.

Em relação ao ano passado, 2020, é um crescimento de19%. E em relação aos últimos cinco anos, o número de mulheres interessadas em investir cresceu 674%.

Seguindo esta premissa, a XP anunciou em setembro do ano passado o lançamento de um fundo de investimentos com foco em empresas que valorizam a presença feminina em cargos de liderança de alto nível.
Com o nome de “Trend Lideranças Femininas”, o multimercado irá replicar o desempenho do fundo de índice (ETF) SHE, criado nos Estados Unidos pela gestora State Street Global Advisors, que possui patrimônio líquido da ordem de US$ 133M.

O ETF usa como base o índice SSgA Gender Diversity Index, composto por ações de empresas americanas que são parte do grupo das mil maiores empresas listadas em bolsa (em termos de volume de negociação), com critérios que consideram a proporção de mulheres no conselho de administração e em cargos executivos (vice-presidente sênior ou superior) de setores como tecnologia, saúde, indústria, mercado financeiro e energia.
Não há um percentual fixo definido de participação de mulheres; entram no índice empresas com a melhor proporção entre homens e mulheres nos cargos de liderança.

Com 168 ativos, o portfólio do fundo possui entre suas maiores posições empresas como PayPal (5,5%), Visa (4,9%) e Johnson & Johnson (4,8%). Outras relevantes ainda incluem Netflix, Disney e Nike.

A Veedha apoia a iniciativas como esta, que trazem a inserção e celebra a participação feminina no mercado financeiro.
Uma mulher sozinha tem poder, mulheres juntas têm impacto!
Conte com a Veedha Investimentos.

Gostou do artigo ? Compartilhe com alguém importante para você !
A Veedha acredita que quem se informa melhor investe melhor e por isso se preocupa em trazer conteúdo de qualidade para você.

Pensando nisso desenvolvemos em parceria com a Xpeed o curso Formação de Investidores, para que você possa explorar todo o potencial dos seus investimentos, quer saber mais?
Clique aqui

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart