Veedha ESG – Economia da Funcionalidade e da Cooperação

Por: Luiz Fernando Quaglio

“Imagine uma economia que se coloca a serviço das pessoas e da natureza. Imagine uma economia que depende de recursos intangíveis potencialmente infinitos e não mais de recursos materiais de quantidade limitada.”  Christian du Tertre

As políticas macroeconômicas de desenvolvimento têm-se mostrado incapazes de promover um modelo sustentável que reduza as desigualdades sociais. Se é verdade que o trabalho é uma fonte de emancipação, gerador de valor social e se as empresas exercem a capacidade de criação desse valor, há uma necessidade de redesenho de estratégias em face das adversidades. O modelo econômico dominante com base na extração, fabricação e descarte está em oposição à própria sustentabilidade do planeta, o que justifica a crise de legitimidade por que passa. No entanto, ao mesmo tempo que identificar esse esgarçamento e suas consequências socioambientais é importante, apontar caminhos e alternativas que sinalizem para uma transição eficaz e sustentável é fundamental.

E a Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC) é um dos caminhos que fornece soluções para os desafios do nosso tempo.

O termo “economia da funcionalidade” surgiu primeiro na comunidade de pesquisa de negócios para designar a direção estratégica de venda de um serviço em vez de um equipamento. Já o termo “economia da funcionalidade e da cooperação” foi proposto por Christian du Tertre, presidente do Instituto Europeu da Economia da Funcionalidade e da Cooperação, em 2002, no trabalho realizado pelo laboratório de intervenção e pesquisa ATEMIS O projeto nasceu em 2001 a partir da junção de pesquisadores e consultores da área.

Segundo Du Tertre, o conceito abrange uma “mudança de modelo de desenvolvimento, de modos de produção e de consumo, pelo caminho do compartilhamento ou descoberta de novos usos para os bens”. Um princípio que vai além da “economia circular” com foco no reaproveitamento. Trata-se de “um modelo de desenvolvimento sustentável baseado na reorganização das atividades econômicas em torno dos princípios fundamentais da economia de serviços, como a redução dos materiais em circulação; a gestão participativa e associação dos atores sociais (inclusive consumidores) em torno da produção de valores socialmente úteis e o reconhecimento de relações subjetivas na produção de serviços”.

Evidentemente, a sustentabilidade financeira é o ponto crucial, no entanto, altera-se o paradigma de centralidade do lucro como um dado que norteia a governança em detrimento de todos os outros elementos. Na estrutura do EFC, os recursos imateriais estarão no centro da governança, considerando um desenvolvimento baseado na maximização das oportunidades de aprendizado. Desse modo, ocorrerá uma administração estendida a diferentes players territoriais, gerando um funcionamento sistêmico baseado na cooperação.

Portanto, não se trata de uma estratégia de negócio, mas de uma verdadeira mudança de referência econômica, trazendo para o espaço central da discussão a sobrevivência do planeta, a ressignificação de valores, a valorização dos aspectos regionais e suas externalidades, materiais e imateriais, em ecossistemas comprovadamente mais dependentes. A década da ação exige premissas de criatividade, inovação e educação para uma nova configuração Sustentável.

A VEEDHA ESG estimula ações alinhadas às novas estruturas econômicas que materializam princípios e valores éticos para um desenvolvimento sustentável. É possível gerarmos rentabilidade com impacto socioambiental positivo.

Gostou do artigo ? Compartilhe com alguém importante para você !
A Veedha acredita que quem se informa melhor investe melhor e por isso se preocupa em trazer conteúdo de qualidade para você.

Pensando nisso desenvolvemos em parceria com a Xpeed o curso Formação de Investidores, para que você possa explorar todo o potencial dos seus investimentos, quer saber mais?
Clique aqui

Share this post

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart