Investimentos – 3 tipos de investimentos que geram renda

Por: Cristina Cardoso

Conseguir uma renda satisfatória entrando periodicamente na própria conta bancária é o sonho de muita gente. Porém, nem todos os investimentos são recomendáveis para esse propósito. Alguns exigem maior prazo de aplicação, maior valor de investimento etc.

Por isso, é interessante que você tenha uma estratégia como investidor. E o mais importante: um planejamento financeiro para alcançar suas metas.

A escolha do melhor investimento para uma renda mensal depende de alguns fatores:

  • Risco;
  • Meta de rentabilidade;
  • Prazo de aplicação;
  • Liquidez;
  • Entre outros.

O investimento mais adequado para um ganho mensal de uma pessoa talvez não seja o mesmo para outra. Mas existem aplicações que podem ser a melhor opção para renda, de acordo com o seu objetivo. Neste post destacamos três alternativas:

  • Ações pagadoras de dividendos;
  • Fundos imobiliários;
  • Títulos públicos que pagam cupons.

 

Ações pagadoras de dividendos

Na Bolsa de Valores é possível encontrar investimentos que pagam rendimentos que caem direto na sua conta. É o caso das empresas estabelecidas no mercado que dividem parte dos seus ganhos com os acionistas. Cada uma delas possui uma data específica para distribuir dividendos.

Na Veedha, disponibilizamos uma carteira, atualizada mensalmente, com as melhores empresas pagadoras de dividendos. A rentabilidade anual paga pela empresa é o dividend yield. Além disso, você também pode lucrar com a valorização da empresa em si. Afinal, você se tornará um acionista. É como comprar uma casa e alugá-la para alguém. O aluguel seria o dividend yield e a valorização da casa, que depende do mercado imobiliário, seria a valorização da cotação. Essa apreciação depende de uma série de fatores, que vão desde o poder público até os resultados da empresa.

Se você não é um expert em análise fundamentalista, pode deixar esse trabalho para o nosso time de especialistas e seguir as recomendações da carteira recomendada de dividendos.

Fundos imobiliários

Assim como as ações, os fundos imobiliários, ou FIIs, também estão disponíveis na Bolsa de Valores. Os FIIs podem ser um dos tipos de investimentos mais recomendados, caso você realmente esteja buscando obter uma entrada mensal de rentabilidade na sua conta, de forma automática, como uma complementação de renda. Por também estar na Bolsa de Valores, esse papel pode ser valorizado ou desvalorizado de acordo com a oferta e a demanda. Eles servem para acumular e aumentar seu capital a médio e longo prazos. São ideais para diversificar seus investimentos entre fundos de papéis, agências bancárias, shopping centers e galpões logísticos ou industriais. Vale lembrar também que os FIIs são 100% isentos de Imposto de Renda.

Os especialistas da Veedha analisam uma série de fatores importantes, como vacância, gestão, nicho de mercado, entre outros itens, para recomendar as melhores oportunidades em FIIs.

Tesouro IPCA+ com cupons semestrais

É um título de dívida emitido pelo Tesouro Nacional, ou seja, você empresta dinheiro para o governo. Esse investimento paga cupons semestrais. O Tesouro IPCA+  possui um tipo de rendimento híbrido: ele mistura uma taxa prefixada à taxa da inflação, o IPCA. Isso garante um ganho real. Seu patrimônio sempre renderá acima da inflação; e o melhor, pagando cupons a cada seis meses. Mas fique atento: o seu papel pode se desvalorizar. Isso não será problema se você o mantiver até a data do vencimento. Mas, se fizer uma venda antecipada no momento errado, pode haver prejuízos.

Pensando nisso desenvolvemos em parceria com a Xpeed o curso Formação de Investidores, para que você possa explorar todo o potencial dos seus investimentos, quer saber mais?
Clique aqui

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart