“Economila – “Atividade Econômica no Brasil. Como acompanhar os indicadores?”

Os investidores acompanham mensalmente a divulgação dos dados de atividade econômica. Comentamos no post sobre “Expectativas do Mercado” que os preços dos ativos embutem as expectativas dos analistas para o desempenho do setor, com base em projeções. Mas, quando o dado é oficialmente divulgado pelos órgãos responsáveis, os ativos financeiros podem corrigir caso venham pior ou melhor que a estimativa.

Os dados divulgados mensalmente pelos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram o desempenho dos setores que respondem pelo Produto Interno Bruto (PIB):

  • A Pesquisa Indústrial Mensal Produção Física produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação.
  • A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
  • A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, divulgado trimestralmente. Como esses indicadores têm periodicidade mensal acabam servindo como guia.

Veja, o PIB pode ser calculado de algumas maneiras:

Ótica da Oferta: são somados os resultados do Setor de Serviços, Indústria e Agropecuária (o IBGE também divulga pesquisas para alguns produtos, mas com periodicidade trimestral, por isso não foi citado na relação).

Ótica da Demanda: são somados os Consumo das Famílias, Consumo do Governo, Formação Bruta de Capital Fixo (Investimentos em Infraestrutura) e Balança Comercial (Exportação – Importação).

No site do IBGE você pode acompanhar detalhadamente essas informações: https://www.ibge.gov.br/.

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart