“Investimentos – Ações e a alta de juros”

Por: Cristina Cardoso

Conheça os segmentos que lideram ganhos do Ibovespa após decisão de juros no Brasil

Alguns segmentos acabam sendo beneficiados por juros mais altos, assim como ocorre no mercado como um todo. A princípio, bancos e seguradoras tendem a ser positivamente favorecidos, enquanto varejo e construção civil devem sofrer impacto negativo.

Juros mais altos tornam a rentabilidade da renda fixa atrativa e dificultam o investimento em ações. Assim, quando eles sobem, as ações podem se tornar menos atrativas como opções de investimento. Contudo, seguimos bastante construtivos com os investimentos em Bolsa, já que a alta taxa de juros não deve impactar a trajetória do Ibovespa ou afetar o fluxo de renda fixa para ações, uma vez que os juros reais (juros nominais subtraídos da inflação) devem continuar próximos de zero, principalmente no curto prazo.

Análise das ações

Devemos avaliar a saúde financeira das empresas, o cenário econômico em que elas estão inseridas e estipular um “preço justo” para as ações, considerando o seu histórico e potencial de gerar valor no longo prazo. Para tomarmos a decisão a respeito da compra e venda do ativo, devemos analisar fundamentalmente um conjunto de instrumentos que avaliam os cenários macro e micro em que a empresa atua, o que também permite fazer um verdadeiro “raio x” de sua situação.

Os principais conceitos são:

  • Decisão de investimento baseada nos fundamentos da empresa;
  • Valor relativo da ação calculado com base em receita, lucro e patrimônio;
  • O valor da ação é considerado o valor presente líquido dos fluxos de caixa futuros;
  • O horizonte de investimento de médio/longo prazo.

Precisamos também acrescentar uma análise qualitativa ao estudarmos a oportunidade de compra de uma ação. Levar em conta a qualidade de gestão e administrativa da empresa, estrutura do conselho administrativo, política de governança, reconhecimento de marca, capacidade de gerar receitas ao longo do tempo, market share no setor etc. 

Em muitas situações, o mercado global tem impacto mais forte do que as movimentações nacionais. Por exemplo, se a economia global está aquecida e em ritmo de crescimento, existem boas chances de o mercado brasileiro ser naturalmente beneficiado.

Aqui levantamos apenas alguns pontos e mostramos que as oportunidades de investimentos em ações existem em todos os cenários. Considerando esses pontos e com o apoio do seu assessor, ficará mais fácil montar uma carteira de ações vencedora.

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart