Veedha ESG – a Igualdade de Gênero nas Techs de Educação

Por: Luiz Fernando Quaglio

O setor de Educação passa por uma fase de grande transição.
A pandemia de Covid-19 forçou os sistemas de educação a se remodelarem, surgindo novas estruturas nas redes de ensino. A revolução só foi viável muito em função das possibilidades criadas pelas Edtechs.
Edtechs são startups dedicadas a soluções de educação que utilizam fórmulas tecnológicas de e-learning, inteligência artificial e gamificação para o ensino, em especial à distância e em tempos de pandemia.
Apesar de ser um setor que já existia no Brasil desde 2010 como um dos protagonistas do ecossistema de inovação – segundo a Forbes, desde 2010, foram mais de U$170 MM em 130 rodas de investimento –, o mesmo não ocorre quando fazemos o recorte de gênero.
Segundo o Report 2020 da Distrito, já existem 559 Edtechs no Brasil, que possuem entre 2 e 3 sócios em média, com 20,5% de mulheres fundadoras ou sócias. A pesquisa ratifica que há uma desigualdade de gênero “gritante” no ecossistema de startups. Apesar de a presença feminina nas Edtechs ser maior do que em outros setores, os números ainda são desproporcionais. Há melhoras em todas as categorias verificadas, no entanto ainda são necessárias iniciativas intencionais de inclusão que reforcem a importância e a necessidade da busca pela igualdade de gênero nas startups.
A VEEDHA nasceu com o DNA de engajamento à causa da Educação. Apoiamos a Empreeduca, Edtech liderada por uma empreendedora, Polyana Giardino. Além disso, focamos diariamente nos processos de Educação Financeira para clientes e stakeholders. Também temos à disposição investimentos voltados à educação e tecnologia, atrelando impacto positivo, desenvolvimento e rentabilidade para o portfólio.
Com a realocação de investimento direto de impacto e apoio a iniciativas como a Empreeduca, Barkus e tantas outras, entendemos que a igualdade de oportunidades gera desenvolvimento e prosperidade a todos.

Fonte: Edtech Distrito – Report 2020

Share this post

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart