“Semana Veedha – Alerta roxo na economia”

Semana de atualização do cenário global de juros. As decisões dos bancos centrais dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Brasil são importantes pela avaliação que as instituições farão sobre o cenário econômico. São eventos relevantes para o ambiente de investimentos.

Nos Estados Unidos, o cenário é de estímulos fiscais, mais dinheiro na mão da população, reforço nas contratações do setor público, controle da pandemia e progresso no cronograma de vacinação. Tudo isso leva a crer no diferencial de crescimento da economia norte-americana em relação ao resto do mundo.

Rendimento do Treasury 10 anos (%)

Fonte: Bloomberg

Atividade econômica aquecida é sinal amarelo para a política monetária, ou seja, no futuro o Banco Central pode elevar os juros para conter a pressão inflacionária. A alta do rendimento dos Treasuries é consequência de um bom motivo, o ciclo econômico pós-recessão. Essa também é a razão da tendência de fortalecimento do dólar.

Como o movimento dos Treasuries afeta o Ibovespa?

Embora um crescimento dos rendimentos dos Treasuries seja favorável aos ativos de mercados emergentes pela perspectiva de aquecimento econômico, por outro lado aumenta o prêmio de risco que investidores estrangeiros demandam para aplicar nos mercados emergentes em vez de optarem pelos títulos de 10 anos do Tesouro dos EUA.

Nas épocas em que a alta dos rendimentos dos Treasuries coincide com um dólar mais forte, há uma redução no apetite por risco do investidor estrangeiro. A valorização do dólar frente ao real deixa o Ibovespa mais barato, mas exige um prêmio de risco maior, pois uma taxa de câmbio tão desvalorizada indica que alguma coisa não está bem nessa economia. A piora na percepção de risco político e fiscal fez o investidor reduzir o fluxo no Ibovespa, em fevereiro  o saldo das operações na bolsa ficou negativo em  R$ 6,8 bilhões e em março está negativo em R$ 2,1 bilhões.

O alerta roxo na economia brasileira

No Brasil, à contínua piora na percepção do combate à Covid-19, com vacinação em atraso e lockdowns em várias cidades do país, juntam-se as incertezas na seara política e na condução das contas públicas. Razões que depreciam a nossa taxa de câmbio. Sem contar que a impopularidade do presidente deixa os investidores ainda mais “temerosos” com a possibilidade de uma guinada para políticas públicas mais “populistas”.  

Os indicadores econômicos na passagem do 1° para o 2° trimestre devem traduzir numericamente as consequências da paralisação das atividades econômicas. O setor de serviços, que responde por pouco mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB), está muito prejudicado pela dinâmica do isolamento. Além de impossibilitar o serviço em si, a decisão do gasto é postergada, por não ser essencial. Com preços de alimentação, combustíveis e medicamentos em alta, o espaço para o consumo é reduzido.

Ibovespa

Fonte: Bloomberg

Como “lockdown local” influencia o Ibovespa?

O impacto não é linear entre os setores. Apesar do contexto macroeconômico em comum, a essência das atividades de cada empresa é distinta.

Empresas exportadoras de commodities estão sendo “duplamente beneficiadas”. A perspectiva de aquecimento global é positiva para as commodities e a desvalorização do câmbio deixa a atividade ainda mais vantajosa. Elas não ficam reféns do ciclo econômico doméstico. O setor de tecnologia é outro que consegue contornar esse cenário.

Empresas que dependem do mercado interno, ilustrado principalmente pelas varejistas, são punidas pela paralisação da atividade física. Mesmo que amparadas pelo e-commerce, a capacidade de recuperação da economia brasileira volta a pesar na avaliação das empresas. A possibilidade de compra das famílias pode ser reduzida, se piorarem as condições do mercado de trabalho. Ou mesmo que não aconteça uma perda de renda, pode aumentar a propensão pela poupança, se as incertezas com o cenário econômico permanecerem.

Os setores ligados ao turismo, locomoção e entretenimento dependem do cronograma de imunização para se beneficiarem da circulação.

Elevação da Selic significa queda no Ibovespa?

Não. A elevação da Selic para 4,5% em 2021 representa uma rotação setorial dentro da bolsa em vez de uma alteração no fundamento da escolha entre renda variável ou renda fixa. Na prática, a taxa de juros real “será menos negativa”; não altera o custo de oportunidade para o investimento em ações.

Está claro que a alta dos juros interfere na análise de investimento das empresas. A perspectiva de financiamento dos projetos das companhias pode mudar com juros mais altos, o que acaba refletindo no preço das ações.  

As empresas de crescimento têm seu valor projetado no longo prazo (empresas de tecnologia, que também podem estar ligadas ao varejo, entretenimento e serviços virtuais), ou seja, o valor da empresa é mais concentrado na perpetuidade. Com a elevação dos juros, aumenta a taxa de desconto que os investidores exigem ao longo do tempo. Então, a empresa não fica “tão atrativa”. Sem contar que elas exigem um investimento mais intenso, então juros mais elevados impactam negativamente.

As empresas de valor são aquelas já maduras (empresas de commodities, bancos e elétricas). Elas têm menos volatilidade no resultado; o fluxo de caixa é mais previsível. Elas demandam menos investimento no curto prazo e têm seu maior valor concentrado no presente do que no fluxo futuro. Portanto, são menos vulneráveis à elevação da taxa de juros.  

Sem mencionar que, pela obviedade da atividade, como é o caso dos bancos, a atividade pode ser beneficiada com o aumento do spread bancário e, consequentemente, crescimento dos lucros. Ao contrário das empresas do setor imobiliário ou construção civil, que podem “sentir” com a elevação do custo de financiamento bancário.

Ações de valor e de crescimento possuem dinâmicas diferentes. Com auxílio do seu assessor, você consegue identificar a melhor oportunidade. Na Veedha, contamos com atendimento dedicado à renda variável, e uma equipe composta por profissionais com mais de 15 anos de experiência em mesa de corretoras.

Contate nossos assessores para adequar a sua carteira aos resultados que você deseja ou escolha aquelas que são mais adequadas ao seu perfil.

Assista o Vídeo Clicando AQUI

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart