“Investimentos – Renda Fixa”

Por: Cristina Cardoso

A Renda Fixa nem sempre é Fixa e tem muitas oportunidades.

Como a decisão do Banco Central pode afetar os seus investimentos.

Quando o cenário e as expectativas indicam uma inflação mais alta, a tendência é que a taxa de juros suba. Independentemente da decisão do Banco Central nos próximos dias prevista para (17/03/2021), com a reunião do Copom, as expectativas geram apostas e aumentam a volatilidade. Nesse cenário, surgem boas oportunidades de investimentos em RENDA FIXA.

A renda fixa nos reserva grandes benefícios com rendimentos mais seguros, estáveis e, por vezes, elevados. A renda fixa nos dá mais segurança, pois normalmente sua remuneração é atrelada a um indexador econômico (ex: Selic, Inflação etc.).

É o tipo de investimento que pode ser realizado tanto em Títulos Públicos quanto em Privados no mercado.

Investir em Renda Fixa é fazer um empréstimo ao emissor do papel, isto quer dizer: quando compramos um título de Renda Fixa, estamos emprestando dinheiro ao emissor de papel que pode ser um banco, uma empresa ou até mesmo o governo.

Em troca deste empréstimo, ganhamos uma remuneração por determinado prazo na forma de juros e/ou correção monetária, e, dependendo do título, recebemos parcelas chamadas amortizações.

Títulos Privados

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
  • Debêntures
  • LC (Letra de Câmbio)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

Títulos Públicos

  • Títulos Públicos Federais: São títulos emitidos pelo governo, por meio do Tesouro Nacional, com a finalidade de captar recursos para o financiamento da atividade pública. O Tesouro Direto é um programa que possibilita a negociação, pela internet, de títulos públicos por pessoas físicas.

Marcação a Mercado

Marcação a mercado de um título significa atribuir o valor do título na data atual, mesmo que ele só tenha vencimento em data futura. Isso permite que você saiba o valor que receberia hoje, caso optasse em vender um título ou uma oportunidade de compra. 

Nos momentos de estresse, os títulos se desvalorizam, o investidor exige mais “prêmio” para comprá-lo e surgem melhores oportunidades. Abaixo podemos observar no pontilhado o movimento da NTN-B 2035 (título emitido pelo governo federal, que nos garante a remuneração da inflação de um período acrescido de um prêmio definido no momento da compra) no “evento Petrobrás”, ocorrido no final de fevereiro/2021, quando o risco político do Brasil subiu muito. Os títulos públicos se desvalorizaram, nos dando a chance de comprar este título com uma remuneração mais elevada.

TESOURO IPCA 2035

Vantagens

Diversificação: Exposição a vários setores da economia, aumentando a diversificação do portfólio.

Tranquilidade: Previsibilidade de rendimento (se os investimentos forem mantidos até o vencimento*).

Liquidez: Ativos que podem atender aos objetivos de liquidez, de renda ou apreciação de capital.

Taxas competitivas: Opções de produtos com isenção de imposto de renda.Carteira protegida: Várias opções cobertas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart