“Veedha ESG – Inovação e ESG, Tudo a ver”

Por: Luiz Fernando Quaglio

Inovação e ESG, tudo a ver!

A palavra inovação vem do latim Innovatio, onis, que significa alteração, renovação. Inovação é algo novo. Desenvolvimento de novos métodos, produtos, conceitos. Inovar é introduzir novidades, criar!

A inovação é um efeito da economia e da sociedade, ou seja, uma mudança no processo. E é aqui que ESG e Inovação se tornam elos inseparáveis!

Quando observamos companhias com um alto padrão de maturidade nos aspectos ESG, algumas dessas características se destacam:

Compreensão da sua estrutura de produção, impacto e relação multistakeholders: Estas empresas estão predispostas a mensurar, reinventar e criar soluções mais produtivas, de acordo com as demandas que se apresentam ao longo do tempo. Adaptabilidade, diálogo multistakeholder e identificação ágil de oportunidades que precisam de soluções de impacto são as bases fundamentais na consolidação destas estruturas de gestão e produção.

Ao serem diversas e inclusivas, atraem e retêm talentos:

Corporações inovadoras são múltiplas, e não nascem por “acaso”. São fruto de um esforço contínuo de consciência em processos que integram a inclusão e a diversidade como política de governança.

Tais empresas tendem a ser mais criativas, modernas e possuem melhor compreensão do seu papel e impacto na sociedade.

Cultura: Empresas inovadoras criam uma ambiência tolerante a “tentativas e erros”. Além de serem negócios atentos a megatendências, a implementação de critérios ambientais, sociais e de governança se desdobra em uma prática de iniciativas com foco no longo prazo, exigindo conhecimento e capacidade criativa. Tolerância a erros, reconstrução e flexibilidade são pontos fundamentais de uma cultura transformadora.

A inovação é o coração de companhias comprometidas verdadeiramente com as pessoas.

O seu horizonte é a necessidade real de gerar valor em busca de transformação, engajamento, competitividade, ganhos financeiros para toda a cadeia de produção, regeneração e combate estrutural às desigualdades.

Inovação é a dimensão fundamental da materialização da Sustentabilidade!”

Share this post

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart