“Veedha – Entendendo o termo Short Squeeze”

Por: Cristina Cardoso

Short é um termo relacionado com operar vendido. Short sale é vender um ativo que o investidor não tem, que ele apenas alugou.


Uma short sale é feita na expectativa de que o preço venha a cair e se possa recomprar o mesmo ativo por um valor mais baixo do que foi vendido, embolsando-se o lucro e pagando o aluguel.


Squeeze (out) significa apertar alguém, ou alguma coisa, até esse alguém sair. Isso é o que acontece com os investidores que estão operando vendidos: eles são pressionados pela alta do preço do ativo até desistirem e abandonarem suas posições.


Portanto, short squeeze é um movimento para pressionar aqueles investidores que estão apostando em short sales a desistir e a abrir mão de suas posições no ativo, porque a tendência de preço, em vez de cair (que é o ideal para operar vendido), está subindo.
O short squeeze pode ser decorrência de um movimento natural ou uma manipulação do mercado.

E a Game Stop?

Game Stop: É uma tradicional rede de lojas de videogames dos Estados Unidos, fundada em 1996, com um desatualizado modelo de negócios e considerada obsoleta.

Short squeeze da Game Stop

As ações da companhia dispararam na semana passada por causa de uma ação orquestrada em um fórum de discussão. A alta foi puxada principalmente pelo movimento comprador de investidores pessoas físicas, provocando o short squeeze dos megainvestidores que possuíam grandes posições vendidas nesses papéis. Uma operação popularmente conhecida como “apostar contra” uma ação, justamente porque a empresa é considerada “ultrapassada”.

Esse tipo de movimento pode ocorrer no Brasil?

Em teoria, sim! Na prática, é pouco provável! A representatividade das pessoas físicas nas operações de Bolsa é muito pequena no Brasil. Nos Estados Unidos, mais de 50% da população (estimada em 328 milhões de pessoas) negocia na Bolsa daquele país; por aqui, pouco mais de três milhões de CPFs estão cadastrados na B3, algo em torno de 1,5% da população brasileira. Ou seja, a força desses investidores é muito limitada
Sempre que esse tipo de movimento ocorre, por ambição de ganhar dinheiro ou na tentativa de prejudicar algum participante do mercado, o investidor comum é que vai sair prejudicado e ficar com a ação na mão em meio às grandes desvalorizações.

Share this post

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart