“Veedha ESG – ETF’s e Famíia Trends ESG ”

Por: Luiz Fernando Quaglio

Os Índices e os ETF´s já são uma realidade em larga escala no mundo. Hoje estão na casa dos milhões que replicam os diversos segmentos e temas, inclusive ESG, que em 2020 obteve um crescimento de +40% em relação ao ano anterior¹.

Diferença entre Índices e ETF’s

Índices

É uma construção estatística, uma informação teórica sobre o desempenho de alguma classe de ativos (ações, ESG, moedas, derivativos, commodities…).
Índice não é ativo, é informação! São pontos de referência.

ETF – Exchange traded fund

O ETF é um Fundo de Investimento (passivo ou ativo) com cotas negociadas na Bolsa de Valores. Eles também são chamados de “fundos de índice”. Ou seja, é um veículo disponível no mercado específico para se investir e replicar índices específicos. Esses ativos são negociados como uma ação, da mesma forma. Se há milhares com diversas composições, temas e estruturas, há, também, vários ETF´s que possibilitam expor (ou investir) usando a mesma estratégia dos Índices Sustentáveis.

Em 2020, dos cinco ETF´s com melhor performance, três são ESG².

“A Família” TREND XP

O que são Fundos Trend?

A família de fundos indexados Trend dá a oportunidade de investir em diferentes classes de ativos que replicam índices de diversas categorias de produtos, como Renda Fixa, Ações, Moedas e Commodities, ESG. Os TRENDS XP possuem variadas estruturas, inclusive, com mandatos de diversificação na utilização de ETF`s³.
Na plataforma XP, temos opções rentáveis de Fundos Indexados que replicam ETF´s com estratégias nacionais e internacionais e que consideram fatores ESG.

Fontes:
1. http://www.indexindustry.org/insights/
2. https://money.usnews.com/investing/etfs/slideshows/best-performing-etfs

Share this post

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart