“Economila – Você sabe quem é o maior participante no Ibovespa? ”

Por: Camila Abdelmalack

No último trimestre de 2020, os investidores estrangeiros voltaram a colocar dinheiro nas empresas do Ibovespa. Isso contribuiu tanto para a alta do índice quanto para a valorização do real pela entrada de dólares. Qual a importância desse fluxo para a renda variável?

Ibovespa

Você sabe quem é o maior participante neste mercado?

Composição Mensal da Participação do Volume Negociado no Ibovespa

Fonte: B3

O investidor estrangeiro é o maior participante do Ibovespa.

Em março, mês que estourou a crise do coronavírus, o estrangeiro representava 48,4% do mercado. Em julho, a participação caiu para 44,5%, ainda assim manteve sua importância. Ao fim de 2020 quase alcançou metade da participação na renda variável.

A pessoa física foi destaque em 2020; a partir de março houve elevação na sua participação. Ao redor de 16% para 22% ao fim de 2020.

  •                As ações de muitas companhias ficaram “descontadas” por causa da crise e o retorno de muitos investimentos ficou comprometido com a redução da taxa de juros. Isso incentivou a pessoa física a experimentar o investimento em ações.
  •                Em outubro de 2020, o número de pessoas físicas na bolsa passou pela primeira vez a marca de 3 milhões, 82,37% maior do que o fechamento de 2019.

Embora os números pareçam relevantes, ainda representa 1% da população brasileira.

Posição do Investidor Estrangeiro e Índice Ibovespa

Fonte: B3

A recuperação da bolsa foi justificada, em grande parte, pela intensificação dos investimentos dos estrangeiros.

Estamos em um mundo “sem taxa de juros”. As economias desenvolvidas foram as primeiras a observar a recuperação das bolsas. Os mercados emergentes ficaram atrasados e mostraram-se como oportunidade de retorno.

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart